Você sabe o que é sororidade? - Pode Falar, Amiga!

Você sabe o que é sororidade?

Publicado em 5 de jul. de 2016


Oi amiga!!!! Tudo bem com você?

Nós batemos um papo sobre estupro, e no texto eu usei a palavra sororidade, e apesar de ter deixado um link com o significado da palavra eu acho que este tema merece seu próprio post, já que é um tema relativamente novo e que muitas não conhecem.

Segundo o site significados.com.br o significado de sororidade é o seguinte:
Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Então basicamente é quando as mulheres se juntam para lutar por seus direitos e ideais.
Um dos pontos principais dessa aliança é baseada no cuidado e consideração por todas as mulheres, tratar da mesma forma que gostamos de ser tratadas, e abandonar comportamentos e comentários que reforçam o machismo que está intrínseco em nós.
Duvida?
Pare para pensar quantas vezes você já chamou uma mulher de vaca, falou que não prestava, que estava vestida como piriguete, que tal mulher era gorda, que outra era muito feia, entre outros xingamentos comuns.
Esse tipo de comentário surge em qualquer lugar e muitas vezes é frequente nos grupos de amigas, eu mesma já falei essas coisas, mas fala sério, isso não é deprimente?
Eu tenho absoluta certeza que você ia odiar que alguém falasse esse tipo de coisa pra você, então por que falar isso dos outros?
Essa desconstrução não é fácil, porque estamos muito acostumadas a fazer esse tipo de comentário e achar normal, mas isso mostra que temos sim um pouco de machismo em nós e que devemos extinguir ele.

Outro ponto que sempre observo é em caso de traições, quando o homem trai a sua companheira, quem é mais xingado na internet o homem ou a amante? A amante é lógico! Que não presta, que se ofereceu pro cara, mas devemos lembrar que neste caso o homem é que tem um compromisso com alguém e que ele o quebrou, não estou defendendo de forma nenhuma a traição, pra mim os dois estão errados, mas devemos parar de jogar a responsabilidade apenas na mulher e xinga-la de tudo quanto é nome.
Já tem muito homem por aí pra xingar e maltratar as mulheres, pra que ajudar eles?
E essa "luta" de mulher contra mulher só invalida nossa luta para conquistar direitos iguais, pois como podemos lutar pelas mulheres quando nós mesmas maltratamos umas as outras?

Temos que integrar a sororidade no nosso modo de pensar, agir e viver, desta forma fortalecemos o nosso discurso e espalhamos mais amor entre as mulheres.
E aí amiga, vamos matar a machista que existe dentro de nós?

Beijos