Conte até 10 (ou 100) - Pode Falar, Amiga!

Conte até 10 (ou 100)

Publicado em 23 de julho de 2019


Eu sinto que algumas coisas são muito subestimadas, como por exemplo a dica de contar até 10 quando você está nervosa, porque realmente é algo que pode ajudar.
Não vou entrar em detalhes mas o ato de inspirar e expirar 10 vezes realmente acalma os nervos, pois o nosso corpo responde a esse estímulo nos relaxando.
Só que a vida é muito complicada né? Às vezes mesmo depois de contar até 10 a gente continua espumando de raiva, mas e se a gente contar até 100?

Parece doido, chato e muito tedioso mas tente fazer o exercício de contar até 100, você vai perceber que na maioria das vezes ao final da contagem você já vai ter se acalmado e percebido que aquela situação nem vale a pena!
A verdade é que acabamos nos estressando e nos chateando por coisas que se a gente dar um tempinho já nem vai mais fazer sentido, tanto que li uma vez algo que ainda martela na minha cabeça: se uma situação não vai importar pra você quando você tiver 90 anos, então ela já não importa hoje!

Isso é forte e muito real, mas nem sempre dá pra racionalizar dessa forma, então que tal elaborar algumas estratégias?
Começando pelo fato de que números não são lá muito interessantes desculpa sou de humanas, por isso precisamos de algo mais para nos ajudar, então vamos lá, vou compartilhas alguns mecanismos que me ajudam em tempos de estresse ou tristeza:

  • Penso em todos os gatinhos, cachorrinhos e coelhinhos fofinhos que já vi: sempre dá mais que 100, e só de pensar nessas fofurinhas já fico muito mais feliz. Uma ideia também é ter várias fotinhos fofas no celular e parar para admira-las quando o clima ficar tenso.
  • Lembro de momentos bons da minha vida: a vida não é só tristeza, e todos temos momentos que dão aquele quentinho gostoso no coração, então lembre-se SEMPRE desses momentos, não deixe que eles fiquem longe da memória.
  • Listo todas as pessoas incríveis que já conheci: eu sei, tem muita gente mala nesse mundo, mas também tem muita gente boa que já te fez sorrir ou te ajudou em algum momento, então se lembre disso tá? Pois essas pessoas são as que valem a pena!
  • Anote as coisas boas que já disseram de você e pra você: temos a mania horrível de dar mais valor para as coisas ruins que nos dizem do que as boas, por isso um bom hábito é anotar cada pequeno detalhe, ou de um jeito mais moderno favoritar as mensagens no whatsapp, mesmo que isso não seja o mais importante é sempre algo reconfortante de ler, ainda mais vindo de pessoas que não tem nenhum motivo pra falar aquilo só pra agradar.
  • Tome água em pequenos goles: essa é mais focada na sensação do corpo ao estresse e tristeza, beba a água focando nela e contando mentalmente até 10, essa técnica é baseada no mindfulness (atenção plena), onde você deixa de fazer algo no piloto automático e presta atenção no que está fazendo, o que te traz pro momento atual e ajuda a aliviar a ansiedade.

Então eu te desafio a tentar algumas dessas estratégias e criar as suas próprias, por que não? No fundo você é a pessoa que mais te conhece e sabe o que pode te acalmar e te trazer pro presente.

Você sabe de mais alguma estratégia? Conta pra mim nos comentários!

Ahhh e se você testar alguns dos exercícios me conta tá? Eu vou AMAR saber ;)