Maratona da saúde mental - Pode Falar, Amiga!

Maratona da saúde mental

Publicado em 22 de julho de 2019

Todo mundo sabe que precisamos tomar 2 litros de água diariamente, comer frutas e legumes, nos esforçar para fazer pelo menos 10 minutos de exercício por dia, e isso já tá mais do que decorado pela quantidade de vezes que já ouvimos essas orientações, mesmo que nem sempre a gente consiga seguir isso a risca, sabemos de cor e salteado.
Mas será que temos a mesma atenção com nossa saúde mental?

É claro que a falta de informações e principalmente normalização desses problemas auxilia na falta de cuidado e atenção ao tema.
Tudo começa com todo o tabu envolvendo as doenças mentais como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de personalidade limítrofe (borderline), transtorno de personalidade bipolar, entre outros.
Existe ainda o mito que são doenças inventadas e que não existem de verdade, por ocorrer principalmente no cérebro.
Mas olha que interessante: o cérebro é um órgão como qualquer outro!
Se o coração fica doente, os rins adoecem e qualquer outro órgão pode adoecer, por que seria diferente com o cérebro?

A literatura muitas vezes descreve o cérebro como onde ficam os pensamentos, mas numa análise profunda percebemos que o cérebro controla absolutamente TUDO no nosso corpo, uma pesquisa rápida sobre o tema no google te mostra diversos artigos esclarecedores.
Agora pense: se o cérebro controla o nosso corpo inteiro, uma doença que afeta ele traz quais consequências?
MUITAS!

Por isso pessoas que lidam com problemas de saúde mental acabam desenvolvendo sintomas físicos e não podem simplesmente tirar o pensamento da cabeça, não envolve apenas pensamentos, é o cérebro todo e consequentemente o corpo todo!
Entendeu agora a importância do cuidado com a saúde mental?

Por isso durante 14 dias estou propondo reflexões e mudanças de hábitos para que a gente comece a entender melhor a importância de ter uma mente saudável, transformar esse cuidado em rotina e encarar como algo normal.

Topa entrar nessa comigo?
Começa amanhã!   ;)