Ferramentas para Enfrentar a Ansiedade - Pode Falar, Amiga!

Ferramentas para Enfrentar a Ansiedade

Publicado em 11 de abril de 2020



Olá amigx!!
Você já ouviu falar de mecanismos de enfrentamento?
E de coping mechanisms?

Esses mecanismos, ou como eu gosto de chamar "ferramentas", são estratégias que precisamos usar para lidar com nossa saúde mental, com o tempo essas ferramentas começam a fazer parte do nosso cotidiano nos ajudando a passar por momentos de ansiedade com mais tranquilidade, logo conquistando a tal da estabilidade e o tal do equilíbrio que a gente tanto precisa.

Eu fiz aqui uma lista de coisas que eu uso ou já usei e que eu percebi que me ajudam, mas é importante você ir testando para descobrir o que funciona pra você e o que você vai colocar em prática na sua vida, porque precisa ser algo que REALMENTE FUNCIONE, e que você consiga adicionar na sua rotina e usar sempre que precisar.

Então use essa lista como auxílio pra você e faça da seguinte maneira: vá experimentando cada item, observe como ele funciona pra você, e se você fez um dos itens e não deu certo já vai pulando pro próximo.
Deu certo? Anote o que deu certo para usar em outros momentos de crise.
É essencial você se conhecer e descobrir o que funciona pra VOCÊ, pois vai te ajudar MUITO!

Então aí vai a minha lista:
  • COLORIR ALGO OU DESENHAR: atividades artísticas são sempre bem vindas, porque fazem a nossa atenção se concentrar na tarefa a nossa frente. Nem se preocupe em desenhar bem ou algo assim, lembre-se que é pra ser um exercício de relaxamento.
  • DETOX DIGITAL: vamos combinar que as redes sociais apesar de facilitarem demais a nossa vida estão cheias de coisas ruins, então pra baixar a ansiedade afaste-se do seu celular e do computador, existe vida fora do mundo digital tá?
  • BRINCAR COM SEU GATINHO/CACHORRINHO: essa é mais do que comprovada cientificamente, os animaizinhos fazem um bem danado pra gente, se você ainda não tem um, adote!!! Não vai se arrepender ;)
  • ASSISTIR UM FILME: um filme divertido e alegre ajuda a distrair e dar um quentinho gostoso no coração, aposte em filmes leves como comédias e animações engraçadas (fuja de filmes reflexivos nesse momento!!!).
  • ESCUTAR MÚSICA: a música é poderosa e deve ser usada a nosso favor SEMPRE, músicas que te façam dançar ou lembrar de momentos bons são boas pedidas pra baixar a ansiedade, aliás existem playlists específicas pra isso na internet.
  • DANCE COMO SE NINGUÉM ESTIVESSE VENDO (até porque ninguém está): movimentar o nosso corpo ajuda a liberar várias coisas boas no nosso organismo, o movimento ajuda o corpo e a mente a se sentirem melhor, e dançar é uma delícia! Então bota aquela música que faz o seu corpo remexer e dance muuuitoooo, curta o momento e sinta o bem estar fluir no seu corpo :)
  • LER: dificilmente você consegue ler e prestar atenção em qualquer outra coisa, então mergulhe de cabeça numa boa leitura, pode ser um livro que você ama e você sempre gosta de reler ou um livro novo e emocionante que vai te fazer ficar grudada nele até acabar. Mas todo tipo de leitura é bem vindo: gibis, revistas, blogs na internet, etc. o que funcionar pra você!
  • COMA ALGO DELICIOSO: tem comida que é muito mais que alimento, é um verdadeiro carinho na alma! Então saiba quais são os alimentos que fazem você se sentir feliz, que extrapolam a experiência de comer e se tornam um "momento" feliz.
  • ARRUME SUAS COISAS: parece coisa que mãe fala né? Mas eu descobri que arrumar meu guarda roupa me acalma, acho que pelo sentimento de que estou fazendo algo útil e deixando o meu espaço mais organizado e limpo. Muitos acreditam que essa movimentação ajuda a reorganizar os pensamentos e fazer a "energia" parada se movimentar.
  • ESCREVER O QUE ESTÁ SENTINDO: nem sempre conseguimos expressar os nossos sentimentos com clareza, e às vezes nem temos com quem conversar sobre isso, então nada melhor do que escrever tudo o que anda te sufocando e trazendo ansiedade. Experimente e veja como dá um alívio!
Além dessas ideias você encontra um material bem legal na internet buscando por mecanismos de enfrentamento ou coping mechanisms.
Só faço um pedido: antes de descartar qualquer ideia experimente primeiro, você pode se surpreender!!! :)

Já usou algum desses mecanismos? Sabe de outro que não está na lista?? Manda pra mim aqui nos comentários!!!

Beijooooos