Inveja Boa - Pode Falar, Amiga!

Inveja Boa

Publicado em 21 de julho de 2020

 

Você já ouviu alguém falando que sente ou tem inveja boa de alguém? Se já ouviu, você já ouviu mais homens ou mulheres falarem isso?
Eu sempre escuto mulheres falando que sentem uma inveja boa de fulana.
Mas você já ouviu alguém dizer que tem uma doença boa?
Duvido muito, afinal ninguém gosta de ficar doente, e assim como não tem doença boa também não tem inveja boa!
A definição de inveja segundo o dicionário Michaelis  é:

1 Sentimento de ódio, desgosto ou pesar que é provocado pelo bem-estar ou pela prosperidade ou felicidade de outrem.
2 Desejo muito forte de possuir ou desfrutar de algum bem possuído ou desfrutado por outra pessoa; avidez, cobiça, cupidez.

Agora repare que essa frase é muito mais utilizada por mulheres em relação a outras mulheres do que por homens. E o motivo pra isso é muito simples: NEGATIVIDADE!
A vida da mulher é muito caracterizada pela negatividade de sentimentos por nós mesmas e pelas outras. Outro fator também é o apoio a competição entre mulheres, porque enquanto os homens vivem em paz cada um fazendo suas coisas, as mulheres são incentivadas a competir entre si pra mostrar quem é a melhor.

Aí que entra essa bobagem de inveja boa, por que invejar a vida de outra mulher?
Você pode argumentar que na verdade é apenas uma expressão pra dizer que deseja pra si algo similar, e não necessariamente o que é da outra mulher.
Mas e se a gente usar uma expressão positiva no lugar?
Uma palavra linda é admiração e outra palavra é inspiração!
Olha a diferença que faz:

Expressão negativa: “eu tenho inveja boa da vida da Carol!”.
 X
Expressão positiva: “eu tenho admiração pela Carol, ela me inspira!”.

Não fica mais bonito? Podemos sim nos inspirar na vida de outras mulheres e admirar o que elas conquistaram, mas não podemos dar lugar pra que isso nos faça sentir inferiorizadas a ponto de sentir inveja, pois esse sentimento não traz nada de bom para as nossas vidas.

Vamos praticar?
Larga essa inveja que de boa não tem nada e admire livremente mulheres inspiradoras, porque isso vai fazer você chegar mais longe, e juntas vamos ajudando umas às outras a crescer cada vez mais!