Quanto você pesa? - Pode Falar, Amiga!

Quanto você pesa?

Publicado em 3 de abr. de 2018



O peso é um dos numerinhos que as pessoas mais dão importância hoje em dia.
Afinal perder peso é o maior desafio que uma mulher poder enfrentar e a maior recompensa que ela pode receber, certo? Errado!
Não vou entrar na questão de que mais vale um exame com triglicérides, colesterol e vitamina D tudo certinho do que pesar o número mínimo do seu IMC “saudável” agora, mas por que vale mais, por exemplo, pesar 50kg do que ganhar prêmios de prestígio?

Um tempo atrás li uma entrevista com a atriz Jennifer Hudson que me deixou profundamente perturbada, lá ela dizia que se orgulhava muito mais de sua perda de peso, com a ajuda de um famoso programa de emagrecimentos, do que ter ganhado o seu Oscar. 
Isso é muito triste, e infelizmente revela muito sobre o estado mental de muitas meninas atualmente.
A mensagem que passa é a seguinte: do que vale ser tão talentosa ao ponto de ganhar um Oscar se você não é magra?
Pois quero que você saiba que vale muito e infinitamente mais do que qualquer padrão estético. 
Pode acreditar que vai te dar muito mais satisfação olhar pra prateleira da sua casa e ver um belo Oscar dourado do que se olhar no espelho e ver um tanquinho, aliás pra que que serve esse tal de tanquinho? Nem pra lavar roupa o danado serve risos.

Mas muito argumentam aquela história manjada de saúde e riscos de doenças e bla bla bla, mas quantas musas fitness falam que vocês precisam de exames pra saber se estão saudáveis mesmo? 
Na verdade todo o foco é em dietas e exercícios, sem nenhum examezinho sequer, como se perder peso, comer comidinhas da terra e ter um corpo escultural fossem sinônimos de saúde. 
Sinto dizer mas não tem NENHUM outro método de saber se você está saudável do que fazer exames. O seu peso, e muito menos a sua aparência física, não determinam sua saúde.

Ano passado tive que fazer vários exames pois andava passando muito mal, até estava psicologicamente preparada pra encarar uma dieta, pois sabia que estava na faixa de sobrepeso do IMC, mas quando fiz meus exames sabe qual era o meu problema? VITAMINA D!
Tava faltando botar a cara no sol! E nada além disso. Apesar do suposto sobrepeso o meu coração estava ótimo, colesterol ótimo e triglicérides também. 
Aí pergunto: cadê a sua musa fitness agora? 
O meu problema não tinha nada a ver com meu peso, minha barriga saliente ou minha celulite, meu problema era não tomar sol suficiente.

Mas o que eu realmente quero dizer com tudo isso é valorize mais o peso de suas conquistas do que o peso do seu corpo. 
Saiba o quanto você pesa como pessoa e não o quanto a balança diz que você pesa, pois nenhuma balança do mundo sabe dizer o peso de tantas coisas que você conquistou, de tudo o que você aprendeu ou dos bons relacionamentos que você cultivou.

Agora sabe o quanto eu peso?
Eu peso um diploma de gestão ambiental de uma faculdade federal, eu peso a fluência em inglês, eu peso vários amigos incríveis, eu peso dezenas de livros que já li, eu peso todas as vida que inspirei de alguma forma, eu peso uma imensa força de vontade de encarar todos os dias com força e determinação. 
Eu peso uma vida inteira de aprendizados, dores e alegrias.

E os quilos? Não são tão importantes como te fizeram acreditar, pode confiar 😊


PS: inspirado no texto e no movimento "I Weight" (Eu Peso) da atriz Jameela Jamil (do seriado The Good Place) para ler o texto dela na íntegra em inglês clique aqui: http://jameelajamil.co.uk/post/171287759245/i-weigh
Também conheça a página no instagram https://www.instagram.com/i_weigh/ e descubra o peso real das mulheres.