Setembro Amarelo: Conversa Necessária - Pode Falar, Amiga!

Setembro Amarelo: Conversa Necessária

Publicado em 21 de set. de 2020

 

Olá amiga!

 

Este mês é o SETEMBRO AMARELO dedicado a ações de prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública que atinge mais de 1 milhão de pessoas por ano, e desses suicídios cerca de 96,8% dos casos são ligados a problemas de saúde mental (segundo o site oficial da campanha).

É importante desmentir alguns MITOS sobre suicídio que atrapalham que as pessoas consigam ser compreendidas e ajudadas como:

  • Quem fala que vai se suicidar não está falando sério → este é um dos mitos mais conhecidos, porém a maioria dos suicidas falam sobre suas intenções antes de cometer o ato.
  • Se a pessoa dá sinais de melhora ela está fora de risco → enquanto a pessoa estiver fragilizada após uma crise ou tentativa de suicídio o risco de que ela tente de novo é MUITO ALTO, por isso essa pessoa precisa de suporte e compreensão para que ela supere o episódio.
  • A mídia não pode falar sobre suicídio → a mídia não só pode como deve falar sobre o assunto por ser um problema de saúde pública, existem sim formas adequadas para abordar o tema que não seja gatilho para as pessoas suicidas, mas sim informe e previna deixando claro seus fatores de risco e como buscar ajuda.

 

Eu fiquei por um tempo pensando sobre o que eu queria falar sobre o assunto. Não me sinto pronta pra falar tudo o que gostaria sobre, mas acho importante deixar claro que falar sobre suicídio é uma conversa necessária.

Muita gente acha que basta ignorar o assunto, fingir que não é um problema pra que ele suma de vez, quando a realidade é que isso só piora as coisas.

Dificilmente a pessoa toma a decisão de tirar a sua própria vida do dia pra noite, é algo que vai progredindo e tomando forma na mente da pessoa, e é importante que o diálogo aconteça antes que chegue num ponto crítico.

 

As vezes pequenas ações podem fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa que esteja considerando o suicídio. Normalmente a pessoa se sente no seu limite de dor, se sente sozinha, inútil e desnecessária nesse mundo.

Então, se você tem condições psicológicas pra isso, seja um ouvido amigo!

Escute o que a pessoa que sofre com depressão, ansiedade, transtorno bipolar etc. tem a dizer, mostre pra ela que ela não está sozinha e que você se importa com ela. Você pode estar salvando uma vida nesse dia e nem saber!

E se você está pensando em se suicidar quero te falar duas coisas:

  1. Talvez realmente não seja necessário que você esteja no mundo, mas bolo de chocolate também não é necessário, e eu não queria viver num mundo sem ele, e eu tenho certeza que muitas pessoas se sentem da mesma forma! O mesmo vale pra vc tá? Muita gente não quer um mundo sem você ♥️
  2. Existe ajuda disponível! Antes de tomar uma decisão fale com um amigo confiável ou entre em contato com o CVV que atende por telefone e por chat no site deles.

Com pequenas ações nós vamos conseguir grandes mudanças, pode acreditar!

Fique bem 💛💛💛💛💛

 

Foto original por Amy Shamblen (editada por @carolzanna). 

 

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário