O QUE NÃO TE MATA TE FORTALECE? - Pode Falar, Amiga!

O QUE NÃO TE MATA TE FORTALECE?

Publicado em 01/12/2020

 

Já ouviu a frase "o que não me mata me fortalece"?

Tem até uma música bem conhecida da Kelly Clarkson que usa essa frase - Stronger (What Doesn't Kill You).

É usada como frase motivacional, e preciso dizer que nem sempre sou a maior fã de frases motivacionais.

Muitas vezes sinto que elas simplificam nossos problemas de uma forma quase fantasiosa, seria muito legal se realmente a gente tivesse uma chavinha pra virar e que ao virar essa chave (e só uma!!!) tudo mudasse!!

Só que isso descarta o processo, que é uma parte extremamente importante e que não se resume a uma frase motivacional.

Mas hoje quero focar nessa frase, o que não me mata me fortalece.

Fortalece mesmo? Pensando na saúde física o que não nos mata pode nos debilitar, mudar a forma como vivemos, diminuir nossa expectativa de vida, nos fazer perder algum sentido importante (como a visão). Então, fortaleceu?


Agora pensando na saúde mental, traumas, relacionamentos ruins, e/ou abusos psicológicos, eles te fizeram mais forte? Só porque fizeram você encarar a vida de outra maneira quer dizer que isso te tornou mais forte?

Não sei se você sente isso, mas às vezes parece que existe uma certa glamorização do sofrimento, tipo "olha, você tá sofrendo agora mas você vai sair dessa mais forte!"

Sério? Onde posso conferir o certificado de garantia dessa frase?

 

Eu gostaria muito que as pessoas parassem de tentar fazer com que as pessoas se sintam melhor com essa frase, não quero ser a chata do rolê mas essa frase traz uma expectativa enorme, a pessoa tá lá sofrendo e tem que pensar que toda essa dor que tá sentindo vai se tornar em algo bom. Eu já me senti muito pressionada por essa frase, é muito complicado pensar na superação quando você ainda tá sofrendo. E vou falar de novo: É UM PROCESSO!.

Precisamos passar pelo estágio do sofrimento para aí pensar na volta por cima, se atropelamos etapas a chance da recuperação ser superficial é muito grande, o que vira uma bola de neve que lá na frente pode nos trazer vários problemas (no meu caso foi a depressão).


Muitas vezes no momento da dor o que pode realmente ajudar é um abraço, uma palavra de conforto do tipo "eu tô aqui contigo, você não precisa passar por isso sozinha", essa sim é uma frase que podemos falar porque somos responsáveis por fazê-la se tornar real ou não (então use com sabedoria).

E talvez o que não nos mata não nos fortaleça, mas se não nos matou quer dizer que a vida continua.

Isso por si só não é maravilhoso?

Significa que temos mais uma chance para tentar!


😘😘😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário