O cisne negro e a busca pela perfeição de um sonho - Pode Falar, Amiga!

O cisne negro e a busca pela perfeição de um sonho

Publicado em 25 de fev. de 2021


Olá amigos!!!


Sábado passado assisti o filme Cisne Negro com meus amigos numa sessão do RAVE, e apesar de já ter assistido o filme várias vezes acho que dessa vez ele me impactou de forma diferente.

No filme a bailarina Nina (Natalie Portman em um de seus melhores papéis) faz parte do Ballet de Nova York e está tentando ganhar o papel de rainha dos cisnes, da produção do clássico de Tchaikovsky Lago dos Cisnes. Papel que se divide em dois momentos: o cisne branco que é doce e puro, e o cisne negro que é o oposto sendo sensual e confiante.

 

ATENÇÃO: o texto contém spoilers do filme Cisne Negro (Black Swan) de 2010


O papel da rainha dos cisnes é o papel de maior destaque e é desejado por todas as bailarinas do corpo de ballet, e Nina é vista como inadequada para desempenha-lo por causa de sua personalidade tímida e introspectiva. Nada é falado sobre sua técnica ou profissionalismo mas existe um foco grande em algo que nem deveria estar sendo discutido num ambiente profissional: a personalidade de Nina.

Por causa disso ela decide embarcar numa jornada - muito incentivada pelo diretor do ballet - de mudança de personalidade, de um modo tão desconfortável que ela começa a desenvolver problemas psicológicos. Tudo isso para se tornar merecedora de ganhar o papel.


O psicológico de Nina se fragmenta fazendo com que ela tenha alucinações e mudanças de humor, o que afeta sua vida e seu relacionamento com as pessoas. Esses problemas só crescem mas mesmo assim permanecem ignorados por causa do seu objetivo final: ser a estrela do ballet Lago dos Cisnes custe o que custar. E, no fim, ela consegue o papel e se apresenta para uma plateia que a consagra com fortes aplausos.

Só para no instante seguinte ser revelado que ela se machucou ao finalmente "alcançar a perfeição". 

Ela sente a perfeição mas pode nunca mais dançar ou até mesmo morrer (o filme deixa aberto a interpretações).


Nina consegue realizar o seu sonho e alcança a perfeição que queria, mas eu me pergunto: valeu a pena? Tudo isso vale a pena?

Talvez as situações de nossas vidas não sejam tão intensas mas consigo ver muitas semelhanças.

Nos matamos para atingir a perfeição mostrada pelas redes sociais. Perfeição essa que é milimetricamente pensada para ser inalcançável, para que a gente continue a se sentir insatisfeito e consuma cada vez mais produtos com promessas vazias, girando uma máquina extremamente lucrativa que se alimenta dos nossos complexos.

Corremos atrás de um sonho com tanta determinação que nos perdemos no meio do caminho, mudamos de personalidade sem perceber ou se importar, porque tudo o que importa é chegar na linha de chegada, se tornar vitorioso. Deixamos de perceber que nessa corrida a nossa saúde, nossos relacionamentos e nossa felicidade são afetados e até mesmo destruídos.


Mas o que é perfeição? O que é ser vitorioso?

Essa definição muda tanto que se torna impossível alcançar qualquer uma delas.

Mas então o que fazer?

Antes de cair num buraco de auto destruição avalie o que você está perdendo tentando ganhar algo, se realmente vai valer a pena no final. Pense se talvez não seja a hora de um ajuste do seu objetivo de vida, e aproveite que você ainda tem tempo pra mudar seu destino.

 

Como tem sido a busca pelo seu sonho?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário