Depressão - Pode Falar, Amiga!

Depressão

Publicado em 16 de jan. de 2019



Olá, meu nome é Anna Carolina de Souza, e eu tenho depressão.

Sei que pode parecer algo chocante pra maioria das pessoas, mas é algo que começou a se desenvolver na minha infância, cresceu na adolescência e explodiu quando entrei na vida adulta.
Eu comecei a escrever esse texto um milhão de vezes porque não tinha certeza se queria me abrir assim, me deixar ser vulnerável.
Mas tenho percebido que não é algo que deve ser motivo de vergonha e que é algo muito comum, milhões de pessoas enfrentam essa doença diariamente.
E sim, é uma doença que afeta o cérebro que é um órgão do corpo humano, mas o engraçado é que existe muito estigma e preconceito com essa doença, coisa que não vemos com diabetes e hipertensão por exemplo, mesmo que estatisticamente todas essas doenças sejam comuns no Brasil e no mundo.

Eu mesma tive muito preconceito, não aceitava de jeito nenhum que eu estava passando por isso, e pior ainda que não tinha um remédio mágico que fosse simplesmente me curar. 
Eu tinha que aprender a conviver e subir cada degrau de uma imensa escada a caminho da estabilização. 
Sim, pode ser que eu me cure e nunca mais volte pra esse estado, mas também pode ser que seja algo que eu serei obrigada a conviver o resto da minha vida.
E agora entendo que está tudo bem, eu não surtaria se tivesse hipertensão e gritaria que o mundo é muito injusto e que eu não deveria estar passando por isso, eu simplesmente ia tomar o remédio e calar a boca!

E eu sei que muitas pessoas tem pensamentos errados sobre a depressão então deixa eu falar um pouco deles:
  1.  Depressão é frescura: que MARAVILHA se fosse, sério, seria massa poder ficar alternando entre estar péssima e bem baseada no quanto de atenção eu quero chamar, seria tipo meu sonho de princesa ter esse tipo de controle sobre a doença.
  2.  Você não tem motivo pra estar em depressão: aí vai algo muito surpreendente: NÃO PRECISA DE UM MOTIVO, existem fatores genéticos que influenciam e as vezes pequenas coisinhas se amontoando na nossa mente faz com que a gente adoeça.
  3.  Gente depressiva não sorri: sério mesmo? Quem inventou isso? Sim, tristeza é um dos sintomas da depressão mas também tem ansiedade, irritação, apatia, desânimo...e vários outros, fora que a doença se manifesta de maneira diferente em cada pessoa (e por isso é tão complexo o tratamento), e também tem uma coisinha chamada "manter as aparências", a maioria das pessoas depressivas não querem incomodar com o seu problema.
  4.  Depressão é falta de Deus: você já encontrou isso escrito na Bíblia? Então me mostra! Mas eu te digo que já li na Bíblia que nesse mundo passaremos por aflições, mas temos que ter bom ânimo (que aliás significa CORAGEM nesse contexto e não animação). Acho cruel demais quem relaciona o desenvolvimento dessa doença com uma falta de relacionamento com Deus, nosso relacionamento com Ele NÃO NOS DEIXA IMUNES A DOENÇAS! Assim como você pode desenvolver diabetes, hipertensão e câncer você também pode desenvolver depressão e Deus NUNCA vai te condenar por isso, e se você crê nEle pode encontrar uma força a mais pra lutar contra essa doença.
  5.  Mas basta você querer que você fica bem: uau, será que essa é solução pra milhões de pessoas sofrendo? Sim, precisamos ter vontade de melhorar e fazer esforços, mas precisamos sim de remédio, terapia, e muito apoio de família e amigos, tem dia que levantar da cama é um verdadeiro sacrifício, parece que o corpo pesa uma tonelada e não, não consigo simplesmente "não me sentir assim", tem dia que é simplesmente uma droga!

Enfim, é isso, tô lutando contra a depressão, e lutando MUITO!
E quero pedir que vocês tentem ser mais compreensivos com quem enfrenta essa doença, e sempre que você pensar em fazer algum comentário sobre a doença pra alguém pense "eu falaria a mesma coisa pra alguém com uma perna quebrada? Pra um diabético? Pra quem tem hipertensão? Pra quem tem uma doença terminal?" 
Se a resposta for não simplesmente NÃO fale!

Vamos abrir mais a mente e tentar ser um alívio num mundo cheio de dores?