JANEIRO BRANCO - Pode Falar, Amiga!

JANEIRO BRANCO

Publicado em 27 de jan. de 2021

 



Olá amigos!

De forma tímida acompanho o crescimento do movimento JANEIRO BRANCO, que assim como o Outubro Rosa quer se estabelecer como um mês de conscientização, o que não é nada fácil! 

Assim como o Setembro Amarelo, que tem proposta similar e ainda engatinha no quesito adesão popular.

Mas eu acredito que pequenos passos ainda contam como avanço, então fico feliz de ver a campanha ser divulgada pela página da prefeitura da minha cidade, por exemplo, onde várias pessoas podem ver e se interessar pelo tema. São coisas assim que me trazem esperança de que o tema será tratado com mais atenção no futuro.

É importante esse foco na saúde mental como um todo como complemento a campanha de prevenção ao suicídio do Setembro Amarelo, que é extremamente importante! 

Mas acaba afastando muita gente por ser um tema pesado e delicado para se trabalhar. 

Mas os dois temas são complementares, pois ao tratar lá no começo a saúde mental é possível prevenir muitas ações trágicas.

 

A escolha da cor branca foi pra combinar com o clima do mês de folha em branco, renovação, criação de resoluções e novas oportunidades, o que casa perfeitamente com o tema saúde mental! 

Pois é importante que as pessoas saibam que:

  • Independente de como esteja sua saúde mental hoje, você sempre pode começar uma página em branco e mudar seu caminho.
  • Todo dia é uma renovação. Os problemas e desafios continuam mas podemos ter novas ferramentas e jeitos de olhar para eles.
  • As melhores metas (ou resoluções) são aquelas simples e que terão impacto verdadeiro na nossa vida, comece hoje a pensar o que você desejar melhorar na sua saúde mental e escreva como metas em algum lugar que você veja sempre.
  • Um mundo de novas oportunidades se abre quando cuidamos da nossa saúde (tanto mental como física) pois temos mais liberdade para ser e fazer o que quisermos!

Um dos maiores desafios em questão de saúde mental é o ambiente de trabalho, onde o estresse pode causar danos muitas vezes irreversíveis. 

Ainda é de difícil compreensão para "chefes" por aí que um funcionário mentalmente saudável consegue produzir muito mais do que alguém que está sofrendo horrores. 

Enquanto não existe uma solução global precisamos cuidar de nós mesmos. 

Eu sei que não é simples, principalmente nos locais de trabalho (onde eu mesma já passei por momentos extremamente difíceis), mas com algumas mudanças de hábitos e boas ferramentas fica menos difícil o desafio.


O site da campanha do Janeiro Branco, que usa o lema TODO CUIDADO CONTA, pede por políticas públicas que auxiliem no avanço da conversa sobre saúde mental, ao se estabelecer como um mês de conscientização, como o Outubro Rosa por exemplo. 

No caso o Janeiro Branco pode gerar conversas guiadas por palestras, campanhas de conscientização e até mesmo avaliação de saúde mental por profissionais da área, assim tirando um pouco do tabu que é abordar a saúde mental e dando forças para a saúde coletiva da população.

 

Para acessar o site da campanha clique → JANEIROBRANCO.COM.BR

Para ler os posts do blog sobre saúde mental → Saúde Mental no PFA

 

Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário